Ementa:
As Metodologias Ativas são propostas que emergiram da falência das relações de ensino e aprendizagem que se dá há séculos nas escolas, desde o período colonial. Para compreendermos as Metodologias Ativas, não nos bastará conhecer alguns exemplos, experiências pontuais, ou tampouco características específicas de seus métodos. Precisamos conhecer os
dilemas que elas respondem e os problemas pedagógicos dos quais emergiram como soluções.
Uma metodologia ativa propõe contrastes e deslocamentos que serão apresentados em nosso curso, à luz de novos entendimentos da escola e da educação.
Ao final do curso, o estudante:
- Compreenderá o contexto pedagógico em meio ao qual as metodologias ativas nasceram;
- Compreenderá a descentralização da ação docente como estratégia inclusiva de construção de aprendizagens;
- Conhecerá tipos importantes dessas Metodologia, como a Sala de Aula Invertida, a Instrução por Pares e a Aprendizagem por Problemas e/ou Projetos.
Sobre o ministrante:
Doutor em Matemática (UFRJ), Carlos Mathias é professor adjunto do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da UFF, desenvolvedor do DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais, avaliador externo do MEC/CAPES/UAB, consultor do INEP/MEC.